A pele é a primeira linha de defesa do nosso organismo, sendo uma estrutura de revestimento de todo o corpo humano,constitui assim o órgão de maior superfície e peso no nosso corpo,no adulto a sua extensão é, em média, de 1 a 2 metros quadrados, e o peso total de cerca de 15 quilos.
A pele é dividida em Epiderme e Derme, sendo que de acordo com Junqueira e Carneiro (1999) a Hipoderme não está inclusa nesta divisão apenas lhe serve de suporte e união com os órgãos subjacentes.
De acordo com a literatura a Epiderme é dividida em 05 camadas, embora alguns autores considerem 04. A característica marcante desta é não possuir vascularização, toda nutrição vem da derme.São elas: Germinativa Basal, próximo a lâmina basal, Germinativa Espinhosa, Granulosa, Transparente ou Lúcida e Córnea.
A derme é ricamente irrigada, com extensas redes capilares além de possuir glândulas anexas, é subdividida em Camada papilar , nesta encontram-se as papilas dérmicas responsáveis por nossas impressões digitais e Camada reticular mais espessa, constituída por tecido conjuntivo denso, e é assim denominada devido ao fato de que os feixes de fibras colágenas que a compõem entrelaçam-se em um arranjo semelhante a uma rede.
Na gravura acima pode-se notar a divisão da mesma e suas camadas, onde cada uma delas possui características específicas que vão diferir de uma para outra.
REFERÊNCIAS
BORGES, F. S; Dermato-Funcional: Modalidades terapêuticas nas Disfunções estéticas. 1ª ed. São Paulo, Editora Phorte, 2006.
CORMACK, D. H. Fundamentos de histologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.
GUIRRO, E. C. O.; GUIRRO, R. R. J. Fisioterapia Dermato-funcional: Fundamentos recursos e patologias. 3ª ed. São Paulo: Manole, 2002.
GARTNER, L. P.; HIATT, J. L. Tratado de histologia. Tradução Leila Francisco de Souza e Maria das Graças Fernandes SALES. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1999.
DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 2 ed. São Paulo: Atheneu, 2000.
JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, 1. Pele e Anexos. In: . Histologia Básica. 8.ed.Rio
de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.